Importância da comunicação assertiva dentro das corporações
COMUNICAÇÃO ASSERTIVA DENTRO DAS EMPRESAS
PARTE 1
A busca por uma carreira sólida, prazerosa, produtiva e com alta performance tem aumentando muito nos últimos anos e consequentemente a busca por profissionais qualificados também aumentaram. Seja para atingirem objetivos pessoais ou profissionais, as empresas e seus colaboradores estão buscando performar acima da média ou até mesmo saírem do estado de inércia ou conformismo e alavancarem suas carreiras e/ou seus resultados.
A comunicação assertiva e clara é uma das principais Hard Skills requisitadas no mercado de trabalho atual, pois interfere nos relacionamentos, negociações e até mesmo na saudabilidade de todos os Stakeholders ligados ao nosso negócio .
O momento atual em que estamos vivendo, está exigindo cada vez mais assertividade e clareza em nossas decisões. Diante deste cenário, as decisões estão cada dia mais necessitadas de informações claras, coerentes, concisas e acima de assertivas. Essas informações em alguns momentos são compreendidas parcialmente e em alguns casos, não tão raros, falta total de compreensão.
PARTE 2
A forma como nos comunicamos, aprendemos e transferimos informações/ conhecimento está mudando gradativamente em escala sem precedentes e em consequência disto a necessidade de atualização, superação e resiliência é quase que diária. Sabemos que grande parte dos profissionais estão passando por constantes momentos de estresse, incertezas e com preocupações sobre a sua carreira.
O medo de perderem seus empregos, não conseguirem honrar com seus compromissos financeiros e de darem conforto e sustento à sua família têm trazido grandes impactos negativos a estes profissionais tais como; ansiedade, depressão, síndrome do pânico e em alguns casos até desenvolveram algo mais sério como alguma doença psicossomática.
O fato é que o mundo mudou e tudo já não é como antes. Muitas pessoas perderam o emprego, outras perderam seus negócios e outras se veem numa linha tênue da demissão e a recolocação no mercado de trabalho.
Frente a este novo e tão desafiador cenário mundial, a comunicação assertiva pode ser o diferencial diante das adversidades e é claro das oportunidades apresentadas.
Para ter uma comunicação assertiva, não basta ter conhecimento técnico, é importante, primeiro, saber claramente quais competências comportamentais sua empresa ou mercado de trabalho espera de você, segundo, analisar quais são seus pontos fortes e o que precisa melhorar e, com base nisso, buscar capacitação e estudo dentro da função que exerce ou que pretende exercer dentro da empresa.
PARTE 3
É certo que muito tem se falado sobre esse tipo de comunicação, principalmente nas organizações. Mas, afinal, o que é? A assertividade na comunicação pode ser entendida como um comportamento direto, verdadeiro e dinâmico. Pessoas com essas características transmitem informações dizendo exatamente aquilo que pretendem dizer. Basicamente é fazer o que tem que ser feito e dizer o que tem que ser dito, respeitando o direito e espaço do outro.
É preciso saber se comunicar! Uma comunicação assertiva é direta e honesta, sem voltas ou meias palavras. Ela precisa ser direta ao ponto, mas isso não significa que precisa ser rude. Lembre-se que ser assertivo é diferente de ser agressivo ou passivo.
A assertividade pode te ajudar a ser um bom comunicador, já que é um bom método para minimizar conflitos, controlar seus sentimentos, ter suas necessidades atendidas da melhor forma e construir relações mais positivas na vida pessoal e no ambiente de trabalho.
A comunicação assertiva é baseada no equilíbrio. Ela requer que você seja franco sobre seus desejos e necessidades, mas sempre levando em conta os direitos, necessidades e desejos dos outros. Quando você pratica a comunicação assertiva, isso mostra que você está seguro de si e se aproveita disso para provar seu ponto de vista de maneira firme, justa e com empatia.
PARTE 4
Que tal um exemplo para ficar mais fácil? Vamos lá, quando um líder imediato coloca inúmeras demandas em sua mesa no seu último dia antes de sair de férias, e pede que seja entregue imediatamente, ele está sendo agressivo. O trabalho precisa ser feito, mas quando ele delega a você em uma hora inapropriada, mostra desrespeito e falta de consideração com suas necessidades e sentimentos. Quando você, em resposta, informa ao seu líder que o trabalho será feito apenas depois que você voltar de férias, você encontrou o ponto certo entre passividade (não ser assertivo o suficiente) e agressividade (ser hostil ou rude). Você consegue reivindicar seus direitos ao mesmo tempo que reconhece a necessidade do seu chefe sobre o trabalho realizado.
Desenvolver uma comunicação assertiva não é tão simples, mas totalmente possível! Muitos profissionais possuem uma postura inadequada que atrapalha o desenvolvimento desta habilidade tão essencial para os dias atuais.
Segundo o escritor e jornalista científico norte americano Daniel Goleman a comunicação assertiva está diretamente ligada aos “Desafios da Liderança” sendo eles:
1º “Autoconhecimento Conhecer como seus sentimentos o afetam”;
2º “Autocontrole Diminuição de reações impulsivas”;
3º “Motivação Busca por desafios criativos, orgulho do trabalho bem feito”;
4º “Empatia Ouvir a mensagem que está por trás da mensagem”;
5º “Sensibilidade social Chegar a um consenso e saber costurar acordos”.
Pelas observações dos aspectos analisados acima, é imprescindível que todos nós nos conscientizemos de que se não existir comunicação assertiva, clara e objetiva, seja ela pessoal ou profissional, seremos em um futuro bem próximo, literalmente ultrapassados.
Por
Juliano Borelli
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